terça-feira, 13 de outubro de 2015

Montamos o Quarto de seu bebê Berços,Camas infantis,Cortinas...


Ao começar a pensar nos móveis do quartinho do bebê ou na decoração, considere algumas de nossas sugestões abaixo para a segurança do ambiente. Mesmo se o quarto do seu filho já estiver pronto, não deixe de ler e checar se está apropriado para o bebê dormir:

  • Verifique se o colchão se acomoda perfeitamente ao berço. De acordo com regulamentação do Inmetro, o espaço entre as extremidades do berço e o colchão não deve ultrapassar 3 centímetros. Se o colchão for comprado separadamente, o manual de instruções do berço deve especificar dimensões e densidade apropriadas para aquele móvel específico. Isso porque um vão grande entre berço e colchão representa risco de asfixia a um bebê que possa ficar com o rostinho parado ali.

  • Certifique-se de que o berço tenha uma boa profundidade e que a parte do colchão possa ser ajustada de acordo com a idade da criança. Meça a distância entre as barras verticais ao redor -- ela não deve ultrapassar 6,5 centímetros (uma latinha de refrigerante não pode caber no meio, na horizontal) --, para não correr risco de a cabeça do bebê ficar presa.

  • Se o berço que você for usar for muito antigo, ele pode conter pintura com chumbo. O ideal, nesses casos, é lixá-lo completamente e pintá-lo com uma camada de tinta sem chumbo. Bebês costumam morder as bordas do berço e podem ingerir partículas de chumbo, um metal pesado que causa intoxicação, problemas de aprendizagem e outros distúrbios neurológicos. Boa parte dos berços é coberta por laca, um material inofensivo e fácil de limpar.

  • Não deve haver nenhum tipo de protetor ou enfeite para completar espaços vazios no berço, já que pernas e braços dos bebês podem ficar presos. O protetor de berço, aliás, apesar de bonitinho, é desaconselhável, principalmente em regiões onde faz muito calor. Ele acumula pó, atrapalha a circulação do ar dentro do berço e pode servir como "escada" para o bebê sair. Se você quiser mesmo usá-lo, certifique-se de que ele não seja fofo, lave-o com frequência e o aposente logo que o bebê começar a querer ficar de pé no berço.

  • Coloque o bebê para dormir de barriga para cima, a fim de reduzir os riscos da síndrome da morte súbita do lactente (SIDS, na sigla em inglês), popularmente conhecida como “morte do berço”.

  • Não use travesseiros no berço. Os bebês precisam dormir em superfícies firmes e retas. O travesseiro é absolutamente desnecessário durante o primeiro ano de vida.

  • Não coloque correntinhas ou santinhos no pescoço do bebê. Por mais delicadas que sejam, podem enroscar e prejudicar a respiração.

  • Verifique se não há no berço nada que possa ser sugado pelo bebê. Botões, cordões e até fraldinhas de boca podem ser enfiados na boca da criança.

  • Mantenha a lateral móvel do berço levantada. Acostume-se a fazer isso desde o começo, mesmo quando o bebê é pequenininho e não há o menor risco de ele cair. Criado o hábito, você corre menos risco de esquecer de colocar para cima.

  • Posicione o berço distante de janelas, luminárias, enfeites de parede, fios ou móveis que possam ser usados como apoio para pular.

  • Fios pendurados em cortinas e persianas representam risco de estrangulamento. Caso já tenha algo assim no quarto, dê um nó para suspender os fios.

  • Uma vez que seu filho já consiga se sustentar de quatro, retire brinquedos que atravessam o berço, como móbiles. Quando ele puder se erguer sozinho, será hora de tirar os protetores laterais também, para que não possam ser usados como degrau, e posicionar o colchão na posição mais baixa possível.

  • Quando o colchão já estiver na altura mais baixa e a parte de cima das barras laterais alcançar a região abaixo do peito do bebê, é hora de fazer a transição para uma caminha de verdade.

  • Fique o tempo todo com seu filho quando ele estiver sendo trocado. Algumas mães preferem colocar o trocador no chão para não haver risco de queda.

  • Mantenha produtos de higiene como loção infantil,talco e lenços umedecidos fora do alcance do bebê.

  • Reveja a colocação de armários e prateleiras nas paredes, para ter certeza de que estão bem seguros. Lembre-se sempre de fechar gavetas.