sábado, 21 de junho de 2014

Berço seguro.





O berço é o local onde o recém-nascido e o bebê, nos primeiros meses de vida, passam a maior parte do seu tempo. Por isso, deve ser seguro e estável.
No Brasil, a certificação de berços deve obedecer às normas técnicas da ABNT (NBR 15860) e do Inmetro (NBR 15860-1 e 15860-2).

As principais recomendações de segurança são:

- colocar o bebê para dormir de barriga para cima;

- assegurar-se que a cabeça do bebê esteja descoberta o tempo todo;

- não deixar nenhum objeto solto no berço (travesseiro, almofada, protetores, brinquedos de pelúcia, etc.). Eles podem causar risco de sufocação, asfixia e estrangulamento;

- É perigoso cobrir o bebê, se for necessário usar uma coberta, deve estar na altura do peito para baixo e presa firmemente nas laterais e pé do berço. Pijamas inteiros com pezinhos ou saquinhos de dormir são alternativas mais seguras.

- o colchão deve ser firme e de tamanho adequado nos quatro lados do berço;

- o berço nunca deve estar perto ou embaixo da janela, mesmo que tenha grade;

- não deixar babá eletrônica nem equipamentos com fio dentro do berço ou próximos ao bebê;

- ler e guardar as instruções de montagem do berço para eventuais consultas;

- se você escolher um berço com rodas, elas devem ter travas, que devem estar acionadas todo o tempo;

- oestradodeve ser feito de uma só placa de madeira, e é importante que possa ter altura regulável. A posição mais baixa é a mais segura e deve ser adotada assim que o bebê consiga sentar-se sozinho; 

- ocolchãodeve ser de espuma e não plastificado. A densidade recomendada para criança pequenas é a D18, plano, duro, não deformável e perfeitamente ajustado ao berço. Vire o colchão pelo menos uma vez por mês e substitua imediatamente se apresentar alguma deformação.  

- asgradesdevem sempre ser mantidas elevadas. Evite comprar modelo de berço que tenha grades móveis. As grades e as traves devem ser arredondadas e o espaço ideal entre as traves varia entre 4 e 6 cm, e a altura das laterais do berço (medida desde a parte de cima do colchão) deve ter pelo menos 60 centímetros;   

- se você colocar ummóbilepara distrair o bebê, prenda firmemente ao berço, numa altura tal que não possa ser alcançado e puxado pelo bebê, principalmente quando ele começa a sentar. Caso contrário, pode servir de apoio para a criança se levantar – com o risco de feri-la ao se quebrar.  



Nem todo equipamento destinado às crianças, desde o nascimento, oferece a segurança necessária. Assim, ao adquirir qualquer móvel infantil, os pais devem levar em consideração não a beleza e os acessórios, mas sim avaliar sua qualidade e se certificarem que seja seguro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário